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Dar a Cara no Marketing Imobiliário.

July 26, 20253 min read

Estava eu a fazer scroll no Instagram quando me apareceu uma daquelas páginas de investimentos e finanças. Nada de anormal para mim — eu gosto de seguir esse tipo de conteúdo e o algoritmo recomenda-me com frequência —, mas desta vez algo me chamou a atenção...

Era uma pergunta. Alguém tinha perguntado por que razão o influenciador em questão não mostrava a cara.

A resposta... bem, a resposta foi intelectualmente desrespeitosa. Qualquer coisa a roçar o: "eu não ganho nada com isso, e vocês também não."

Pois bem, eu sei que muitos de vocês não gostam de dar a cara, então achei o tema interessantíssimo para debater.

Primeiramente, "ninguém" (ninguém entre aspas porque há sempre alguém) gosta de exposição pública. Estar em cima do palco com gosto é só para psicopatas e loucos por atenção. A maioria das pessoas prefere estar num local mais seguro e recatado, longe do julgamento alheio.

Por isso, eu entendo a influenciadora — ela não gosta, e está no seu perfeito direito de tratar e fazer o que quiser do seu próprio negócio. Eu próprio recuso-me a ir a imobiliárias dar palestras. Não gosto, não vou. Ponto.

Agora... é importante ser honesto com a nossa própria audiência. As pessoas que estão do outro lado não são números. Elas contam — e não são burras (pelo menos, não a maior parte, espero eu).

Dizer que não quer por escolha própria é "ok". Dizer que ninguém ganha nada com isso é mentira. Literalmente. As pessoas vão para as redes sociais ver outras pessoas, cuscar a vida delas, saber de novidades, interagir e socializar. Se fosse só pelo "conteúdo", temos repositórios de informações (leia-se: livros) muito mais qualificados que as redes sociais.

Então sim, a nossa audiência ganha quando nós mostramos a cara — e ganha a vários níveis:

  1. Conexão

  2. Entretenimento

  3. Confiança

  4. Recordação / Memorização do conteúdo

E nós, criadores de conteúdo, ganhamos também.

Aliás, com a quantidade infinita de "conteúdo" que foi lançada e vai continuar a ser lançada pela IA, tudo o que te possa diferenciar da máquina será muito valorizado.

Claro que, quando mostras a cara, o jogo é outro. As pessoas podem apontar-te o dedo e, de repente, anunciar / promover investimentos P2P deixa de ser tão vantajoso. 👋🤭

Ter a pele em risco também é isso: é saber que tudo o que tu fazes e "recomendas" pode virar-se contra ti. Eu vejo isso como algo maravilhoso — regula as más ações, acrescenta consequências e não permite que isto vire uma bandalheira.

Mas claro, fico um pouco triste pelas pessoas mais ingénuas que não conseguem ver isso. Estar a criar conteúdo na internet e influenciar pessoas sem mostrar a cara é, no mínimo, dúbio. Tu aceitarias conselhos de quem não se quer mostrar? Nem dizer-te o seu nome?

Felizmente, no imobiliário isso não acontece. Não é prática do mercado. Apesar de achar que a maioria dos colegas deveria fazer mais vídeos, ninguém anda a esconder a cara ou o nome.

Antes de terminar, quero dizer que não tenho nada contra a pessoa em questão — afinal de contas, nem sequer a conheço.

Um abraço e até já,
Bruno da Costa

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