
Estado da Nação do Mercado Imobiliário Português.
Hoje, o artigo será sobre o estado da nação do imobiliário.
Já tive várias vezes tentado para escrever sobre este temática. Mas, o medo de parecer um "ranzinza" foi o colocando de lado.
Pois bem, chegou a hora. E se te sentires ofendido, não o sintas, eu sou 1000 vezes pior. Aliás, eu sei que eu sou a pessoa mais pecadora que eu conheço.
Dito isto, e indo para o tópico principal: é só a mim que me chateia os vídeos super produzidos tipo série Netflix dos consultores imobiliários?
Homens e mulheres de carrões a desfilar pelas redes sociais a mostrar o quão bom são. Será isto mesmo um bom marketing? Ou é apenas um EGO gigante a berrar por todos os lados?
Aquilo que eu vejo no nicho "marketing digital" no Brasil, não o vejo em Portugal. Não porque somos melhores, ou mais puritanos, mas como não existe tanto dinheiro assim... a conta não fexa.
Mas, mesmo nos maiores players, eu não conheço nenhum marketeiro tuga a andar de Porsche.
Já consultores imobiliários... bem, vou vendo alguns.
Se o foco é o cliente, o que acrescenta esse tipo de vídeos?
Eu não posso dizer que os vídeos são feios, não são. Mas também tenho de admitir para contigo, meu seguidor fiel, que fico com um pouco de vergonha alheia.
Eu sei, é normal do Ser Humano querer mostrar as suas conquistas.
Homens "malhados" gostam de mostar o corpo, ele é a prova de todo o sacrifício durante épocas, eu entendo isso.
Também entendo, e parece-me natural, que pessoas economicamente abastadas gostem de mostrar as suas conquistas.
Porém, uma coisa é usufruir das conquistas, ficar orgulhoso delas. Outra, é forçar a barra em toda a peça de marketing.
Parece que, coletivamente, todas as pessoas decidiram que a única maneira de fazer vídeos no mercado imobiliário, é com uma produção audiovisual de nível Hollywood. E, quem não tem capacidade (€€€) mais vale não fazer nada, porque o seu vídeo não preenche os requisitos.
Bem, costuma-se dizer que em terra de cegos quem tem apenas um olho é Rei. Por isso, e se tiveres aqui a ler isto com menos guitito no bolso: alegra-te.
Quem mostrar genuinidade, neste mercado de... holywood, irá ganhar.
Não estou a dizer que tens de ser tótó, nem que vídeos bem produzidos não prestam. Estou a dizer-te que não é preciso nada disso, nem de te transformares em Pivô de telejornal.
Basta aparecer. Ser quem tu és. Aceita-te.
Um negócio imobiliário não precisa de 1000 clientes anuais para ser lucrativo, e existirá sempre taxo para cada panela. Podes ser um gajo estranho como eu, e ainda assim ganhar um bom dinheiro.
O sucesso tem várias formas, e nem todas culminam em: atores cinematográficos.
Um abraço
Bruno da Costa
